Experiência feita pelo psicólogo Philip Zimbardo, lá nos anos 1970 na Universidade de Stanford, e nesse livro ele nos conta a história completa dessa famosa pesquisa psicológica.
Essa pesquisa revela o lado obscuro das pessoas, a partir de determinadas circunstâncias sociais,pesquisa feita com alunos da própria Universidade,separando-os em guardas e em prisioneiros;e aí você vê pessoas aparentemente pacíficas tornando-se em guardas extremamente violentos. É um livro imenso mas, muito interessante em 2015,saiu um filme baseado nesse estudo psicológico,recomendado.
O experimento de aprisionamento de Stanford (2015)
Sinopse: Vinte e quatro estudantes do sexo masculino são selecionados para um experimento na Universidade de Stanford,no porão do campus,prisão simulada e construida. Tudo para provar a Teoria do professor de Psicologia Philip Zimbardo(Billy Crudup) de que os traços de personalidade dos prisioneiros e guardas são a principal causa de comportamentos abusivos entre eles. Por 15 dólares por dia os jovens,ganharam funções aleátoria. Porém, após a rápida desistência de dois estudantes que ficaram como prisioneiros,o experimento é interrompido após seis dias. Agora uma investigação é feita para saber as causas desse conflito.
É como o Zimbardo fala,o problema não são as "maçãs podres" e sim o barril que é podre :) .
Você tem o livro para vender?
ResponderExcluir