Rock Lacre in Rio , esse deveria ter sido o nome apropriado para o maior Festival de Rock do Brasil.
O Rock In Rio, desde sua primeira edição de 1985 já era um Festival considerado "farofa ", " mistureba " ; ou seja Têm bandas de Rock, Metal e outros estilos populares
O Rock In Rio ou melhor RIR (Rock In Rio), é um Festival eclético e ousado lançado no período pós governo militar no Brasil, esse mesmo Festival foi um marco para shows Internacionais no território nacional, e de muitos Festivais voltados para o Rock e a música pesada pelas cidades /capitais do Brasil para alegria do fanático público brasileiro da música pesada chamada Heavy Metal.
(Roberto Medina, produtor
do Rock In Rio )
Roberto Medina, empresário e publicitário brasileiro, dono de uma agência de publicidade "ArtPlan" bem sucedido.
Foi o responsável pelo maior Festival de Rock do Brasil "Rock In Rio ".
Roberto Medina, é filho de Abrahão Medina, um empresário também bem sucedido no ramo da Telecomunicação durante os anos de 1950/1960...
Roberto Medina conta que, o seu pai era um empresário que apoiou no começo o surgimento do Governo Militar no Brasil, lá pelos anos de 1970 discutiu com os militares em relação ao modelo de Economia apresentado pelo governo militar na época (Modelo Estatizante, criando várias Empresas Estatais, ironicamente copiado pelos governos Esquerdistas do Brasil 😅)
Após o pai de Roberto Medina discutir com os militares, aos poucos foi sumindo do cenário empresarial das telecomunicações.
Roberto Medina decidiu dá um presente ao seu pai, trazendo para o Brasil o cantor Frank Sinatra, artista que o seu pai tinha grande admiração e sonhava em trazê -lo para Um show no Brasil mas, que não tinha recurso financeiro para realizar.
Roberto Medina, já era bem sucedido quando viajou para os Estados Unidos, e fez a proposta ao Frank Sinatra, que hesitou por algum momento, pois , naquela época o Brasil não tinha estrutura de bons equipamentos de som para shows Internacionais.
(Frank Sinatra e Roberto Medina )
Frank Sinatra tocou no Maracanã em 26 de janeiro de 1980, para um público de 175 mil pessoas. Nessa época o maior recorde de público no Brasil era de 40 mil pessoas.
Frank Sinatra parou o show e falou que tocar no Brasil estava sendo o show mais importante de toda a sua carreira de cantor, pois, nunca antes tinha cantado para um público enorme daquele.
O show do Frank Sinatra foi importante para o Rock In Rio graças ao empresário do cantor que praticamente fez os contatos com os empresários das bandas de metal e demais atrações musicais do primeiro Rock in Rio, os músicos e artistas não eram favoráveis em tocar no Brasil porque muitos empresários brasileiros tinham má fama de caloteiros.
Roberto Medina, depois de ter realizado o show Internacional do cantor Frank Sinatra, estava desanimado com o Brasil daquela época. Pensava até em ir embora do Brasil para morar nos Estados Unidos.
Ao saber que iria ter a "Redemocratização " do Brasil, percebeu que tinha que fazer algo que lhe rendesse lucro , e foi assim que nasceu a ideia de realizar um Festival de Rock para a juventude dos anos de 1980 alcunhada como "juventude perdida ".
O maior Festival de Rock do Brasil feito pelo empresário Roberto Medina, recebeu o nome de Rock In Rio (RIR) justamente por ser ideia de um empresário que não entendia NADA! De Rock e por não ter no Brasil Boa aparelhagem de som tampouco bons instrumentos musicais para a realização de um grande evento de Rock.
(Luvas distribuídas na primeira edição do Rock In Rio, 1985. O público recebia essa luva e a organização falava para colocarem a luva, e após queima de fogos de artifícios e explosão de iluminação o show é de vocês)
Desde a sua primeira edição no ano de 1985, o Rock In Rio (RIR ) é um mega evento de Rock /Heavy Metal mas, com atrações musicais completamente contrária ao público fanático da música pesada.
E já em 1985, algumas bandas brasileiras e cantores foram vaiados pelo publico apenas para citar alguns : Ney Matogrosso, Eduardo Dusek, Kid Abelha, Erasmo Carlos ...
O Rock In Rio após a sua edição inicial fez crescer o mercado editorial, surgindo livros sobre o Rock In Rio e revista especializada em Heavy Metal no Brasil.
Tempos atrás, li um livro sobre a primeira edição do Rock In Rio, que falava de vários acontecimentos do evento; até um caso de Estupro de uma garota próxima do palco, que usava saia curta e um cara atrás dela tirando proveito, ela chorava e pedia aos seguranças que impedissem mas não foi possível atendê - la.
Basicamente o sucesso do primeiro Festival Rock In Rio se deve a três fatores : a ousadia do empresário Roberto Medina, ao empresário do cantor Frank Sinatra por contactar os empresários das bandas de metal do exterior, e a grande atração Internacional a banda Queen.
O Rock In Rio (RIR ) Como já falado linhas acima, é um evento de Rock /Metal e outras misturas musicais em toda a sua história.
Considerado o maior "evento de Rock do Brasil ", nessa atual edição de 2019 estiveram presentes bandas e atrações musicais pra lá de opostas.
Portanto, não tem como nomear essa edição do Rock In Rio de "histórica ", mas sim de LACRADORA! Uma edição do Rock In Rio Lacradora essa de 2019 . Pois, não teve mais artistas passando vergonha com vaias do público. Aliás, Vaiar bandas não condizente com a música pesada é coisa do passado, nessa edição 2019 do Rock Lacre In Rio teve uma mudança inusitada, porém já esperada sabe aquele tipo de roqueiro barbudo /careca com cara de malvado , pois é defendeu com unhas e dentes quem criticou as atrações do RIR 2019 e quiçá balançou o bumbum curtindo as atrações musicais avessa à racionalidade produzida na atualidade, só nos resta RIR tanto desse circo em que se transformou o RIR quanto pela adesão Lacradora de certos roqueiros vistos antes como "Du mal" hoje lacradores MetalHeads (😅_😅) Quaquaqua Quaquaqua...
* Post Scriptum : Não estou "incomodado " muito menos preocupado. Num país que tem um Paulo Freire como "patrono da Educação " , é preciso explicar o que se escreve porque o Analfabetismo Funcional é abundante no Brasil atual 😎
** 👇 Abaixo um texto Bônus 👇
(Público do Rock In Rio 2019)
" já acreditei em muitas mentiras, mas há uma à qual sempre fui imune : aquela que celebra a juventude como uma época de rebeldia, de independência, de amor à liberdade. Não dei crédito a essa patacoada nem mesmo quando, jovem eu próprio, ela me lisonjeava . Bem ao contrário, desde cedo me impressionaram muito fundo,na conduta de meus companheiros de geração, o espírito de rebanho, o temor do isolamento, a subserviência à voz corrente, a ânsia de sentir - se iguais e aceitos pela maioria cínica e autoritária, a disposição de tudo ceder, de tudo prostituir em troca de uma vaguinha de neófito no grupo dos sujeitos bacanas.
Eis a que se resume a famosa rebeldia do adolescente : amor ao mais forte que o despreza, desprezo pelo mais fraco que o ama.
Todas as mutações se dão na penumbra, na zona indistinta entre o ser e o não - ser : o jovem, em trânsito entre o que já não é e o que não é ainda, é, por fatalidade inconsciente de si, de sua situação, das autorias e das culpas de quanto se passa dentro e em torno dele.
Seus julgamentos são quase sempre a inversão completa da realidade. Eis o motivo pelo qual a juventude, desde que a covardia dos adultos lhe deu autoridade para mandar e desmandar, esteve sempre na vanguarda de todos os erros e perversidade do século : nazismo, fascismo, comunismo, seitas pseudo - religiosas, consumo de drogas. São sempre os jovens que estão um passo à frente na direção do pior.
Um mundo que confia seu futuro ao discernimento dos jovens é um mundo velho e cansado, que já não tem futuro algum.
O imbecil juvenil, Olavo de Carvalho
(Jornal da Tarde, 3 de abril de 1998)
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