Hiroshima - John Hersey (livro )



                         
                                             


Este é um livro -reportagem escrito pelo John Hersey  a respeito da explosão da bomba atômica, lançada sobre a cidade de Hiroshima no Japão exatamente às 08:15 de 06 de agosto de 1945 por soldados americanos. 
O livro é um relato de seis sobreviventes, narrando o momento exato da explosão da bomba. 

A popularidade desse livro, é devido tratar-se  do depoimento de pessoas comuns, numa cidade japonesa de tamanho médio, completamente devastada por uma arma de destruição em massa concebida pela mente humana. 

O jornal americano The New Yorker de 31 de agosto de 1946,dedicou todo o seu espaço à publicação dessa história que teve repercussão mundial. 

*Segue uma resenha feita pelo The New York Times abaixo. 

" Nossa contemporânea semanal, The New Yorker,traz normalmente comentários pungentes, boa reportagem, críticas competentes e mais coisas que não pretendem provocar risadas. Contudo, em textos e imagens, o riso usualmente está lá. 
Nesta semana, não, a revista inteira foi dada para John Hersey contar o que aconteceu  a seis principais personagens e cerca de 245 mil outros na cidade japonesa de Hiroshima, em 06 de agosto de 1945 e depois. 

O que aconteceu com 100 mil é evidente. Eles morreram.  O que aconteceu com os seis afortunados é um exemplo de quanto o ser humano pode resistir e não morrer. 
Todo americano que tem se permitido fazer piadas sobre as bombas atômicas ,ou que as tenha visto apenas como um fenômeno sensacional que pode ser aceito como parte da civilização - como o avião e o carro a gasolina - , ou que tenha se deixado especular interiormente sobre o que nós deveríamos fazer com elas se fôssemos forçados a entrar em uma nova guerra, deve ler John Hersey.
Quando esse artigo de revista aparecer em formato de livro, os críticos dirão, no estilo deles, que é um clássico.  Mas ele é muito mais do que isso. "
-The New York Times, 30 de agosto de 1946
(página 162)


                                     
(John Hersey)

(Tripulação do Enola Gay,o B-29 que lançou a bomba atômica em Hiroshima, em 06 de agosto de 1945)

(Fotografia colorida digitalmente )

(Imagem da destruição causada pela bomba atômica em Hiroshima. )

(Bomba atômica que bombardeou a cidade de Hiroshima, codinome "litlle Boy ")


                                       
                             (Nuclear não! )                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário