A Flâmula Do Underground Br.



                                           

O Underground brasileiro que outrora exibia uma imensa labareda causticante de empolgação, queimava tudo e todos ao seu redor. 
Era um fogaréu descontrolado, incendiado pelas bandas, festivais e a verdadeira tocha humana : o público! 

Ultimamente, o chamado Underground Tupiniquim não passa de uma pequena chama de um fogo brando e insistente em permanecer aceso.


Sejamos sinceros, essa flâmula do Underground brasuca está sendo mantida, apenas por bandas antigas com mais de 10 anos de estrada; as bandas com menos de 10 anos pegam carona,  nos festivais Lacradores de Rock  organizados nas cidades e capitais por todas as cinco regiões do Brasil. 

Indubitavelmente, um show com Cast de bandas do underground nacional /Internacional com uma carreira já consolidada , vai conseguir reunir um certo número de pessoas; pois,  geralmente são bandas que já passaram pela curva do tempo .


Bandas "das antigas " atrai público?  - Sim!
Mas, o problema da escassez de público nos shows underground vai continuar! 
Os shows com bandas antigas, não podem ser encarado como uma retomada à normalidade,  no tocante ao momento atual do underground Verde /Amarelo. 

As boas bandas antigas sempre atrai público, porque passaram pela curva do tempo; e conquistaram admiradores nacionais e  além - mar.

Há um detalhe pouco comentado , talvez alguns nem saibam disso , o Underground no passado não declarava posicionamento político por ser apolítico em sua essência. 


As ideias difundidas nos shows soavam longínquas relacionado ao que é atualmente. 
Como chiclete grudado na lembrança, vêm à mente algumas frases ditas nos shows underground, e em algumas músicas tipo assim : "Não somos terceiro mundo, somos décimo terceiro mundo "; "Políticos merecem porrada na cara ";.... 

Ou seja, o Underground seguia firme pois,  não tinha se contaminado com ideias socialistas, pouco se falava de bandas com ideias contra o consumo de carne, causas feministas. ... apoiados por festivais Lacradores de Rock;  formando assim uma receita eficiente para a destruição do underground canarinho. 


O prazo das bandas mais antigas chega ao fim um dia,certo?  As bandas antigas acabam por divergências internas, morte de membros, ... enfim,  o público comparece somente aos shows de bandas antigas e não nos shows com as bandas novas. 

Portanto,  aquela imensa labareda efervescente  característico do underground brasileiro de tempos atrás,  cedeu espaço atualmente a um galhardete que chamusca levemente a pequena chama ígnea do underground nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário