O Underground brasileiro que outrora exibia uma imensa labareda causticante de empolgação, queimava tudo e todos ao seu redor.
Era um fogaréu descontrolado, incendiado pelas bandas, festivais e a verdadeira tocha humana : o público!
Ultimamente, o chamado Underground Tupiniquim não passa de uma pequena chama de um fogo brando e insistente em permanecer aceso.
Sejamos sinceros, essa flâmula do Underground brasuca está sendo mantida, apenas por bandas antigas com mais de 10 anos de estrada; as bandas com menos de 10 anos pegam carona, nos festivais Lacradores de Rock organizados nas cidades e capitais por todas as cinco regiões do Brasil.
Indubitavelmente, um show com Cast de bandas do underground nacional /Internacional com uma carreira já consolidada , vai conseguir reunir um certo número de pessoas; pois, geralmente são bandas que já passaram pela curva do tempo .
Bandas "das antigas " atrai público? - Sim!
Mas, o problema da escassez de público nos shows underground vai continuar!
Os shows com bandas antigas, não podem ser encarado como uma retomada à normalidade, no tocante ao momento atual do underground Verde /Amarelo.
As boas bandas antigas sempre atrai público, porque passaram pela curva do tempo; e conquistaram admiradores nacionais e além - mar.
Há um detalhe pouco comentado , talvez alguns nem saibam disso , o Underground no passado não declarava posicionamento político por ser apolítico em sua essência.
As ideias difundidas nos shows soavam longínquas relacionado ao que é atualmente.
Como chiclete grudado na lembrança, vêm à mente algumas frases ditas nos shows underground, e em algumas músicas tipo assim : "Não somos terceiro mundo, somos décimo terceiro mundo "; "Políticos merecem porrada na cara ";....
Ou seja, o Underground seguia firme pois, não tinha se contaminado com ideias socialistas, pouco se falava de bandas com ideias contra o consumo de carne, causas feministas. ... apoiados por festivais Lacradores de Rock; formando assim uma receita eficiente para a destruição do underground canarinho.
O prazo das bandas mais antigas chega ao fim um dia,certo? As bandas antigas acabam por divergências internas, morte de membros, ... enfim, o público comparece somente aos shows de bandas antigas e não nos shows com as bandas novas.
Portanto, aquela imensa labareda efervescente característico do underground brasileiro de tempos atrás, cedeu espaço atualmente a um galhardete que chamusca levemente a pequena chama ígnea do underground nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário